É natural que sintamos aquela incerteza na hora de fazer um grande investimento, afinal, ficamos tanto tempo estudando e planejando que às vezes ficamos imobilizados na hora de aproveitar a oportunidade perfeita. Mas afinal, seria esse um bom momento para investir em imóveis?

O contexto atual

Há anos o Brasil tem andado por diferentes momentos turbulentos. De uma ameaça inflacionária para uma queda história na taxa de juros, uma onda de insegurança no custo-Brasil e uma pandemia devastadora, que mudou o rumo de todas as nações do mundo e causou uma série de incertezas acerca do futuro da humanidade, do Mercado e das relações internacionais.

Cada evento de magnitude nacional e internacional tem grande e genuína potência de afetar o mercado interno, não apenas negativamente, é claro.

Pelo contrário, momentos de grandes rearranjos no Mercado podem ser justamente janelas de oportunidade para diferentes tipos de investimentos, e vale a pena conhecer mais sobre as vantagens de investir em imóveis e seu momento.

homem abrindo carteira vazia

Investindo em tempos de crise

Quando consideramos a figura completa dos últimos anos e seus eventos, podemos notar algumas peculiaridades. A primeira foi a queda massiva na taxa de juros em muitas moedas, seguido pelo novo aumento entre moedas que expandiram sua base monetária para conter os efeitos da pandemia na economia.

Isso aconteceu com o dólar, com o euro e está acontecendo em uma escala menor com o real, que acabou de presenciar sua menor taxa histórica de juros em 2020, acumulando 2% na taxa SELIC, que há poucos anos atrás se encontrava em 14,5%.

O efeito disso é importante: quanto menor a taxa de juros, maior a qualidade do crédito e mais fácil pagá-lo. Além disso, quando nossa moeda está deflacionada e o dólar, por exemplo, inflaciona, isso ajuda tanto na melhora da balança comercial quanto no próprio custo médio dos insumos na área.

Com o crédito de maior qualidade e mais barato, o próprio dinheiro que se tem guardado ganha valor de maneira que alguns investimentos podem até corroer sua rentabilidade, como aqueles baseados na taxa SELIC, alguns pré-fixados e afins.

Outro problema é que muitas empresas enfrentam dificuldades para sua manutenção em decorrência da crise do Novo Coronavírus, e isso causa muita instabilidade sobre sua liquidez.

Em momentos como esse, o perfil mais conservador se torna a tendência, e existe uma inclinação de os aportes se voltarem para o tipo mais sólido de investimentos: o setor imobiliário, que é um grande investimento em tempos de crise.

Por que investir no setor imobiliário?

Fora as questões óbvias como o fato de todas as pessoas precisarem morar e, mais do que isso, o fator de que os imóveis são investimentos perpétuos, com uma tendência natural à valorização, uma vez que o espaço físico se torna cada vez mais disputado, é importante pensar ainda mais além.

Apesar dessas constatações importantes, a questão de aproveitar um bom momento para fazer tal investimento que irá definir sua qualidade.

Ao passar mais tempo em casa, muitas famílias começam a considerar a urgência de investir em um lar em um momento em que os preços de imóveis têm caído e a qualidade do crédito aumentado.

É importante se atentar aos índices gerais do mercado imobiliário, tanto na Bolsa quanto em relação aos seus custos gerais, medidos pelo INCC, o Índice Nacional da Construção Civil.

Considerando toda essa figura, você pode constatar por conta própria a oportunidade para dar o lance que tem esperado a tanto tempo.

mulher contando notas de dinheiro

Como investir em imóveis?

É sempre importante estar assessorado para fazer sua compra, uma vez que existe um conjunto de fatores legais que podem causar transtornos se não forem bem manejados, por isso, o primeiro passo é estar bem informado e escolher uma imobiliária que preste um bom suporte legal.

Aproveitando a comodidade da internet, em que é possível comprar um imóvel sem sair de casa, somado às questões de afastamento social, é importante gastar um bom tempo navegando pela página de sua imobiliária para conhecer os detalhes, comparar imóveis e tirar o máximo de dúvidas antes de fazer sua escolha.

Aproveite para entender o processo de urbanização da área: bairros com alto potencial de crescimento podem afetar o preço do imóvel escolhido, enquanto ambientes consolidados podem garantir menor saturação e uma manutenção dos preços.

Considere os potenciais regionais e conheça o máximo de detalhes do mercado na área em que pretende comprar.

Como fazer um bom investimento

Apesar de um imóvel ser, quase sempre, um bom investimento, isso depende de fatores como época, situação da região, saturação, exclusividade. Logo, é importante estar muito bem informado.

Com a pandemia, as oportunidades tem crescido em imóveis, de modo que se pode escolher as melhores cidades para se investir.

Mas vale a pena considerar a diferença entre moradia própria e investimento imobiliário pois, ainda que seu lar possa ser vendido futuramente, ele não deve ser considerado como um bem de investimento. O segundo imóvel é que costuma ser objeto de investimento.

Aquele imóvel que pode ser negociado sem prejuízos pessoais em um momento oportuno. Nesse caso, apartamentos em zonas consolidadas e especialmente em capitais, apartamentos na praia e afins são os grandes produtos de investimento.

Afinal, seu preço por metro quadrado é disputadíssimo e está resguardado de desvalorização por saturação, além disso, quanto maior a exclusividade, proporcionalmente maior seu diferencial. Por isso apartamentos em Itapema e outras áreas costeiras e capitais do Brasil só ganham em valor.

Vale a pena comprar apartamentos na planta?

Esse tipo de investimento pode ter um valor reduzido consideravelmente, o que é ótimo, além de ter crédito mais fácil, porém, vale a mesma regra: estude o projeto urbanístico da cidade e entenda seus potenciais e se não haverá uma saturação de imóveis na região que possam “depreciar” a valorização do imóvel em questão.

Para lidar com todas essas dúvidas e conhecer grandes oportunidades de investimento, a Lazarotto Imóveis está sempre aqui para oferecer conteúdos de qualidade, assessoria e os melhores imóveis de alto padrão para se investir e viver!