As praias de Itapema são uns dos destinos mais desejados do país, devido a muitos fatores: paisagens incríveis, extenso território natural, cidade planejada e funcional, passeios diversos, dentre outras vantagens. Perfeito para morar ou passar as férias em família, as praias de Itapema proporcionam um lazer incomparável e diversas atividades ao ar livre.

Mais do que uma cidade com belas vistas, Itapema é um dos municípios mais funcionais do estado catarinense, capaz de atender qualquer necessidade de seus visitantes e habitantes locais. Com uma boa infraestrutura, investimento em educação, saúde e bem-estar, o município está em constante crescimento e o mercado imobiliário é cada vez mais valorizado economicamente. Saiba mais no post: Motivos para morar em Itapema.

A cidade é berço de oito praias espetaculares com características especiais que fazem cada uma ser única. Se você está de visita à cidade e não sabe quais as melhores praias para visitar, elencamos nesta publicação as praias e um resumo sobre cada uma delas caso você ainda não tenha decido qual irá visitar.

Praia em destaque com a cidade ao fundo

1. Meia praia

Meia praia é o local mais procurado de Itapema e consequentemente, a praia mais conhecida da cidade. O calçadão traz beleza e conforto para quem mora ou vai visitar a região. As possibilidades de passeios e de atividades de lazer são diversas, o que torna a praia muito atrativa para famílias.

Essa é uma da praias de Itapema com a melhor infraestrutura da região, com uma infinidade de estabelecimentos e shoppings para passeios diversos.

Localizada na zona sul de Itapema, Meia Praia possui uma população de, em média, 70 mil habitantes e é berço de belas paisagens. Em todo verão e épocas de alta temporada, Meia Praia recebe milhares de turistas todos os anos. Se você já foi na praia no carnaval ou final do ano, você sabe do que estou falando.

2. Praia do Cabeço

A Praia do Cabeço consegue ter paisagens ainda mais exuberantes. A principal diferença para Meia Praia é que o acesso para a Praia do Cabeço é um pouco mais limitado, sendo impossível chegar nela de carro. A praia é mais escondida e é um passeio que permite contato direto com a natureza.

É indicado ter um cuidado a mais para frequentar a região a noite, uma vez que a iluminação é bem reduzida. Por outro lado, esse fator faz com que a praia seja um lugar perfeito para observar as estrelas.

3. Praia da Ilhota

Ao passo que a Praia do Cabeço é um lugar com acesso mais complicado, a Praia da Ilhota possui fácil acesso e os benefícios já começam aí. É possível receber nela visitantes como idosos e crianças de colo, o que faz a praia ser um ótimo ambiente familiar. Sua infraestrutura foi planejada para acolher os visitantes da melhor forma possível.

Com águas cristalinas e preservação natural, a Praia da Ilhota é o lugar perfeito para relaxar e curtir sozinho ou com a família toda. Diferente das praias mais movimentadas de Itapema, ela é mais tranquila e serena, sendo uma ótima escolha para descansar lendo um bom livro ou fazendo uma meditação tranquilizante.

4. Praia Grossa

Essa é a famosa praia deserta de Itapema. Em uma caminhada com poucos minutos das praias mais movimentadas da região, você encontra uma paisagem encantadora em uma localização esteticamente privilegiada. Além da areia limpíssima, a Praia Grossa contém um verde natural incrível, perfeito para um piquenique em família.

Muitas pessoas consideram essa a praia preferida de Santa Catarina, justamente por ser afastada das movimentações típicas de Meia Praia e da praia central.

5. Praia do Canto

A Praia do Canto é o destino turístico de muitos visitantes em alta temporada e abrigo de pescadores no ano inteiro. Essa praia se destaca das outras por não ter um espaço na areia para as pessoas se alojarem, mas sim uma parede em pedras formadas naturalmente.

O calçadão ligado à Praia do Canto permite passeios incríveis e a orla é repleta de casas que proporcionam vistas maravilhosas. Sua infraestrutura é suficiente para atender todas as necessidades básicas. De novo, trata-se de um lugar calmo e relaxante, para aqueles momentos mais tranquilos de conexão ao orgânico.

Praia com rochedos e água cristalina

6. Costão

Costão é um cartão postal famoso em Itapema, e não é para pouco. Sua paisagem natural é fantástica e os estabelecimentos ao redor permitem programas regados a vistas deslumbrantes. Assim como a Praia do Canto, o Costão é formado de orlas com paredes de rocha que proporcionam uma caminhada relaxante e visibilidade panorâmica.

A entrada para a praia é feita através de carro e o redor do Costão é formado por um extenso território vegetal admirável.

7. Praia do Plaza

A Praia do Plaza fica mais afastada que as outras e esse fator a torna menos visitada em comparação às outras, sendo uma vantagem para as pessoas que gostam de mais privacidade. A praia recebe esse nome graças ao hotel Plaza onde a maioria dos visitantes optam por estadia.

Perfeita para os visitantes mais reservados, a Praia do Plaza possui uma areia limpíssima e mar com águas cristalinas, benefícios por ser uma praia menos movimentada.

8. Itapema Centro

A praia central de Itapema acomoda a maioria dos visitantes e tem uma dimensão de mais de 1 km. É uma localização muito buscada pelas pessoas que querem se mudar para a praia, devido ao desenvolvimento constante dessa região. A praia em si é um show à parte, com águas claras e areias finas aconchegantes para passar um dia inteiro de verão.

O centro é repleto de possibilidades de passeios e entretenimentos, agradando pessoas com diferentes gostos. Em alta temporada, o centro de Itapema recebe novas atividades de recreação e atrações cativantes. Outro ponto positivo dessa região é famosa Ponte dos Suspiros.

Ponte dos Suspiros

A famosa Ponte dos Suspiros é conhecida, como o próprio nome sugere, por arrancar suspiros dos casais apaixonados. Capaz de proporcionar uma vista incrível, a Ponte junta o mar de Santa Catarina com o rio Bela Cruz. A estrutura é histórica e possui uma arquitetura clássica em formato de arco e pedras antigas, o que dão um charme a mais para a ponte.

Aproveite para visitar a Ponte dos Suspiros quando tiver por passagem pela região e tire fotos incríveis com a paisagem natural de fundo.

É importante mencionar, ainda, que a cidade de Itapema não é só feita de belas praias, mas de pontos turísticos tão espetaculares quanto. Mais do que isso, novos projetos são desenvolvidos todos os dias para que o município continue sempre crescendo e proporcionando viagens inesquecíveis.

É o caso do Píer Turístico, que promete revolucionar Itapema e região. Confira nosso post sobre esse projeto incrível.

As praias de Itapema são igualmente atrativas e deliciosas, mas cada uma possui suas próprias particularidades. Há praias para todos os gostos, basta escolher a que mais estiver combinando com seu humor e usufruir da beleza natural da região.

Veja mais publicações no nosso blog e descubra novos destinos para sua próxima viagem!