O ano de 2020 está sendo atípico para todas as pessoas devido ao abalo que a pandemia do novo coronavírus está causando. O cenário é de insegurança e muitas pessoas têm medo de investir o seu capital. Porém, mesmo com a instabilidade no mercado, há uma excelente forma de você garantir o melhor investimento em tempos de crise, que é através do mercado imobiliário.

Warren Buffet, uma das pessoas mais bem sucedidas e influentes do mundo, disse uma vez que “os investidores devem ser medrosos quando os outros forem gananciosos e gananciosos quando os outros forem medrosos” e este pensamento pode ser muito bem aplicado durante a crise do coronavírus. Para quem vê oportunidade em meio às adversidades há sempre uma possibilidade de garantir bons negócios a longo prazo, e se você optar pelo investimento em imóveis, com certeza, colherá bons frutos no futuro.

Entretanto, para isso é necessário pesquisar e analisar antes de fazer qualquer tipo de aplicação, e no mercado imobiliário não é diferente. Existem diversos benefícios de alocar parte do seu capital em imóveis, principalmente pela segurança e lucratividade obtidas com o passar dos anos. 

A seguir, você verá os motivos que tornam o investimento em imóveis a melhor escolha em momentos de crise.

É SEGURO

Mesmo diante de instabilidade na economia mundial, sempre haverá demandas por imóveis. Há pessoas que não gostam de ficar morando sempre no mesmo lugar e também têm pessoas que não podem comprar uma casa própria, por exemplo, então elas optam pelo aluguel. E quem tem à disposição um imóvel para alugar sempre terá lucro. 

Além disso, o investimento em imóveis é uma das melhores opções de aplicações para os brasileiros, principalmente quando pensamos em estabilidade. É considerado um tipo de aplicação de propriedade pessoal, ou seja, é imune a qualquer tentativa de congelamento pelo governo ou invasão da propriedade sem razões legais.

POTENCIAL DE VALORIZAÇÃO

O mercado imobiliário tem um grande potencial de valorização, tendo um histórico relevante para investidores

Como citamos anteriormente, o mercado imobiliário apresenta um histórico positivo. Quando levamos em consideração a localização e o padrão construtivo e arquitetônico dos empreendimentos, por exemplo, o potencial de valorização aumenta. 

É interessante lembrar que existem locais estratégicos que sempre terão uma valorização acima da média, tal como empreendimentos próximos de universidades e em bairros mais “requisitados” — geralmente, onde há garantia de mais status. 

Outro ponto é pelo fato de adquirir um imóvel em um período com a taxa Selic mais baixa da história, a 2,25% ao ano. Isso significa que, com a redução da taxa, há mais condições vantajosas de financiamento e, consequentemente, menos risco em uma transação. Você só tende a ganhar.

AUMENTO DE RENDA

Investir em um imóvel significa que você está prestes a gerar uma renda passiva, ou seja, ao alugar um apartamento, por exemplo, a garantia é de todo mês entrar dinheiro no seu bolso. Com isso, é possível cobrir as despesas do imóvel, realizar reformas e até mesmo utilizar esse dinheiro para outros tipos de aplicações. 

Há investidores que vivem exclusivamente da renda gerada a partir da locação de imóveis. E você pode obter esse aumento de renda através de algumas opções, sejam elas: alugar um apartamento ou casa na praia, alugar uma casa no campo, alugar imóveis para pontos comerciais, etc.

PREÇOS ATRATIVOS

Em tempos de crise, de fato, os valores dos imóveis se tornam mais atrativos aos investidores. A partir de uma boa conversa do comprador com o corretor imobiliário, por exemplo, é possível realizar boas negociações e aumentar suas economias. E isso se dá por conta de alguns fatores, entre eles a necessidade de venda por parte do dono do imóvel e também pela queda das taxas de juros.

Como comentado, o Brasil está com a taxa Selic mais baixa de toda a história do país. E isso contribui para que os juros de crédito imobiliário também diminua, o que representa uma vantagem aos investidores. Desta forma, o cenário de crise é favorável tanto para quem possui dinheiro para comprar um imóvel à vista, quanto para quem deseja financiar.

DIVERSIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS

O mercado imobiliário oferece uma excelente opção de diversificação

Investidores com experiência sabem que a diversificação é muito importante. Além do aporte em títulos públicos e na bolsa de valores, o investidor deve procurar outras maneiras de variar o seu portfólio, e uma das mais indicadas é através do investimento em imóveis.

Esse tipo de diversificação ajuda o investidor a reduzir eventuais riscos de perder dinheiro, visto que depositar todos os ovos em uma cesta não é o mais aconselhável a se fazer. E quem presenciou todos os circuit breaker de 2020 sabe muito bem do que estamos falando.

Mesmo quem já investe há muito tempo na bolsa de valores, sabe que deve destinar um pouco de dinheiro em imóveis, seja através do investimento direto comprando um imóvel ou através da forma indireta por meio dos fundos imobiliários. Isso garante muito mais segurança e tranquilidade.

Investir em imóveis é uma opção excelente em tempos de crise. É uma oportunidade gigantesca de adquirir um investimento por um valor mais acessível e, no futuro, garantir bons retornos financeiros através de aluguel ou até mesmo por meio de revenda. E para isso basta ter uma visão de qual é a melhor opção para investir e, principalmente, buscar ajuda de profissionais do mercado imobiliário.

Aqui na Lazarotto Imóveis temos diversos tipos de empreendimentos para você investir, com opções que valorizam a cada ano. Deseja conhecer as nossas opções de imóveis? Entre em contato conosco!