Ecoturismo é o turismo em contato direto com a natureza, em que a preservação das belezas naturais e do ecossistema como um todo é um princípio fundamental. O que mais vemos por aí são turistas que não ligam para a sustentabilidade do lugar e que largam lixos por onde passam. Para os ecoturistas, essa é uma prática inaceitável.

Turismo ecológico vai além do que conhecemos como turismo – essa é uma prática de preservação natural que devemos adotar para cada lugar que vamos. Conservar o mundo em que vivemos é uma tarefa necessária em todas as atividades que realizamos, entretanto, isso não significa que devemos nos divertir menos ou não nos divertir, muito pelo contrário!

Em Santa Catarina, especialmente, há um infinidade de roteiros para ecoturismos deliciosos e essa publicação pretende, além de discorrer sobre os conceitos de turismo ecológico, listar os melhores passeios em Santa Catarina para quem ama a natureza. Confira!

Pessoas usando rede de pesca na beira da praia

Afinal, o que é ecoturismo?

Ecoturismo ou turismo ecológico é uma atividade de conservação natural em todo processo da sua viagem. As práticas sustentáveis do turismo não são a única definição para o ecoturismo. Podemos dizer que o turismo ecológico é, também, sobre o contato direto com a natureza e a imersão nas vivências que os lugares possibilitam.

A sustentabilidade, conscientização e a educação ambiental são os principais objetivos do ecoturismo, sem deixar de lado os prazeres que uma viagem é capaz de proporcionar. Todo contato com o diferente, seja ele qual for, é sempre bem-vindo e nos faz ter consciência das variedades naturais e sociais que existem. O mesmo vale para o ecoturismo.

O contato com a diversidade biológica é uma vantagem do turismo ecológico que o destaca de outros. Por outro lado, há alguns deveres que os ecoturistas precisam se atentar na hora de usufruir da natureza.

Práticas do ecoturismo

É dever dos visitantes proteger os patrimônios naturais da região que vão visitar, mas como fazer isso na prática?

Os turistas devem se incorporar com o natural, ou seja, devem respeitar a natureza como sendo eles mesmos. Para isso, é importante pensar em aproveitar tudo de bom que o lugar pode proporcionar sem que haja nenhum prejuízo a ela. Ser respeitoso com a população local e com os animais também é uma prática necessária para os ecoturismos.

Vale ressaltar o básico, aquelas atividades que devemos fazer em todos os lugares: não jogar lixo em lugares inapropriados, evitar apanhar flores, plantas ou pés de quaisquer vidas vegetais, produzir menos poluentes possíveis (não fumar, por exemplo) e respeitar os habitantes locais.

vista aérea de praia

Melhores passeios ecológicos em Santa Catarina

Agora que você sabe o que é ecoturismo e as práticas necessárias dessas atividades, é hora de conhecer os melhores turismos ecológicos de Santa Catarina, um estado do sul do país repleto de belezas naturais que precisam ser conhecidas. Mas antes, que tal conhecer mais sobre a região?

É certo dizer que Santa Catarina está entre os melhores lugares para se morar e visitar do país. Localiza-se em uma longa costa do Oceano Atlântico com muitas ilhas e praias deslumbrantes. A capital, Florianópolis, é destino turísticos de muitos visitantes e recebe todos os anos milhares de turistas nacionais e internacionais.

Uns dos motivos de ser um estado turístico tão cobiçado são as belezas naturais presentes na região. Para te ajudar a escolher seu próximo destino, separamos uma lista com os melhores ecoturismos de Santa Catarina:

Parque Ecológico Freymund Germer

O Parque Ecológico Freymund Germer ou somente Morro Azul localiza-se na cidade de Timbó, especificamente no bairro Mulde Alta, cerca de 18 quilômetros do centro da cidade. Há dois acessos ao parque, pela BR 470 e SC 416. O principal objetivo do lugar é preservar a riqueza ambiental de todo morro, a fauna, flora e ecossistemas existentes.

Com entrada gratuita, o Morro Azul possui trilhas ecológicas magníficas e possibilidade de acampar na área. As rampas de voo permitem aventuras de asa delta ou parapente e sua altitude chega a 758 metros acima do mar. A vegetação secundária e primária é caracterizada pela floresta ombrófila densa.

Fundação Projeto TAMAR

Fundado em 1980, o Projeto TAMAR é voltado para proteção e preservação das tartarugas marinhas de todo território brasileiro, assim como resguardar o animal da extinção total. A unidade fica localizada em Florianópolis, na Barra da Lagoa, e em mais 6 outras cidades do país.

O espaço permite um passeio muito agradável com visitas informativas e educação ambiental, motivo pelo qual muitas escolas visitam a fundação.

Morro dos cabritos

Morro dos Cabritos

A trilha do Morro dos Cabritos fica ao lado da Serra do Faxinal, na Praia Grande de Santa Catarina. A chegada para trilha é de fácil acesso, pela Rodovia SC-450 e a entrada é totalmente gratuita. Para quem alcança o alto do Morro dos Cabritos, a vista 360º é maravilhosa e está entre os melhores ecoturismos de Santa Catarina.

Parque das Capivaras

O Parque das Capivaras fica em Meia Praia-Itapema, uma das praias mais conhecidas de Santa Catarina. Há aproximadamente 35 capivaras presentes nessa região, além de uma ponte pênsil e trilhas ecológicas para integrar os visitantes com a natureza local. Desfrute das belezas vegetais e o contato com a natureza e os animais presentes.

Veja mais motivos para visitar e morar em Itapema, em nossa publicação “5 motivos para morar em Itapema” e entenda o porquê dessa região ser tão desejada.

Parque Zoobotânico

A Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque foi inaugurada no começo dos anos 90, com somente aves para exposição. Atualmente, o parque possui exposição de fauna, flora e diversos animais como répteis, mamíferos e aves nativas dessa região, com 120.000 metros de complexo.

Funcionando como um educador ambiental, a Fundação Zoobotânica atende cerca de 40 mil alunos por ano e, definitivamente, vale sua visita ecoturística!

O ecoturismo é uma prática que rende benefícios diversos a quem pratica, o contato direto com a natureza é o melhor deles. Por outro lado, deve-se respeitar, valorizar e preservar o que mais temos de bonito no mundo.

Não só de passeios naturais vive Santa Catarina, confira também nossa publicação sobre o Píer Turístico em Itapema.