Ter um local para chamar de seu é o sonho de muitos brasileiros. Algumas das principais dúvidas são: como comprar um apartamento? O que devo levar em conta antes de adquirir um imóvel? Qual a melhor opção para mim? Como se trata de uma aquisição de alto valor, é normal ter diversos questionamentos como esses. Por isso, nós separamos as principais dicas que vão te ajudar a comprar um apartamento com mais facilidade. Veja a seguir!

O MOMENTO IDEAL PARA COMPRAR UM APÊ

O processo de decisão de compra de um imóvel parte muito do princípio da sua atual situação de vida. Você já tem filhos? Esse é um bom motivo para adquirir um apartamento. Ou, você mora de aluguel há muitos anos e viu que está na hora de investir em um imóvel próprio? Também é uma outra boa justificativa para realizar a compra.

Quando você analisa a sua vida e compreende a realidade, fica muito mais fácil responder algumas perguntas que nortearão a decisão de comprar um apê. A partir disso, você tomará decisões necessárias para atingir esse objetivo.

FAÇA UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Faça um bom planejamento financeiro antes de comprar um apartamento

O próximo passo é planejar. Você sabe muito bem que a compra de um imóvel exige um alto valor de investimento, não é? Então, por isso é importante traçar suas metas para alcançar o que deseja. E é aqui que entra o planejamento financeiro, pois sem ele não será possível comprar um apartamento com consciência e tranquilidade.

Avalie o seu orçamento e veja se você tem dinheiro suficiente para dar um bom valor de entrada em um financiamento, por exemplo. Caso ainda não tenha o dinheiro, recomendamos que você crie uma planilha com todos os seus gastos (todos mesmo!) e depois avalie quais são as despesas que podem ser facilmente cortadas.

Além da diminuição dos gastos, poupar e quitar todas as dívidas são dois outros fatores importantíssimos e que determinam um bom planejamento para adquirir um apê. Se você esta com o “nome sujo”, saiba que será primordial retirar o nome do vermelho para realizar um financiamento.

O TIPO DE APARTAMENTO PARA COMPRAR

Após entender como está o seu momento atual e começar a fazer um planejamento financeiro, agora é hora de decidir qual tipo de apartamento deseja comprar. Vai ser novo, usado ou na planta? Cada um tem suas características e o fator determinante para decidir entre um e outro será através do que você e sua família deseja e também o poder de investimento.

Os apartamentos novos, geralmente, são mais caros do que os usados e dos apês na planta, isso porque apresentam um valor de mercado mais alto, principalmente por fatores de localização, espaço para lazer, quantidade de cômodos, entre outros.

Os apartamentos antigos diferem dos novos, não só pela questão de tempo de existência, mas também pelo fato que será necessário verificar muito bem a conservação do ambiente antes de se mudar — o que pode ser um empecilho para uma mudança imediata, por exemplo.

Já os apartamentos na planta oferecem um custo mais acessível do que os novos. Além disso, há algumas opções mais personalizáveis de acordo com cada morador. Outro ponto a destacar é que os apês na planta rentabilizam de uma forma incomparável, além de vir com um acabamento projeto a três anos à frente da compra. Com certeza é a melhor opção a ser escolhida.

CONHEÇA A CONSTRUTORA OU IMOBILIÁRIA

Lembre-se de conhecer a construtora ou imobiliária

Com o tipo de imóvel definido, será necessário entrar em contato com construtoras ou imobiliárias para obter mais informações. Para isso, busque fazer uma pesquisa sobre as melhores opções de empresas que vão possibilitar você realizar o seu tão sonhado sonho de um apartamento próprio.

Procure pesquisar na internet e peça indicações de amigos e familiares que já compraram imóveis. Essa escolha será primordial para viver em um espaço seguro e tranquilo.

VEJA BEM A LOCALIZAÇÃO

Depois que você decidiu o tipo de imóvel que deseja comprar, procure escolher por uma boa localização. Isso facilitará a rotina do seu dia a dia e de todas as pessoas que irão morar com você. Observe, principalmente, se o empreendimento está perto de pontos-chave: supermercado, farmácia, escola e local de trabalho.

Outro ponto sobre a localização é analisar se a condição do local é favorável, tanto na questão de trânsito e vizinhança. Busque entrar em contato com pessoas que moram na região ou converse com um corretor de imóveis para saber desses detalhes. 

Lembre-se: o apartamento pode ser lindo, mas se não está bem localizado, futuramente, isso pode ser uma dor de cabeça para você. Por isso, nunca vá com sede ao pote. Pesquise e pense sempre.

AS FORMAS DE PAGAMENTO

Veja quais são as formas de pagamento para adquirir um apartamento

Existem diversas condições de pagamento para adquirir um apê, por isso essa é uma etapa muito importante de ser averiguada com a construtora ou imobiliária. À vista, financiamento ou FGTS são algumas das principais formas de pagamento.

Entretanto, o financiamento é a forma mais optada pela maioria dos brasileiros, principalmente pela facilidade na hora de comprar um apartamento novo, usado ou na planta. Mas, é importante que você pesquise, faça a simulação de crédito e compare com outras modalidades para ver se vale a pena e faz sentido para o seu bolso.

VERIFIQUE A DOCUMENTAÇÃO

A compra de um apartamento exige uma vasta lista de documentos. Por isso, tenha paciência nesse processo. Para facilitar a sua vida, veja abaixo algumas das documentações pedidas para a liberação de crédito na hora de adquirir seu imóvel:

  • Cópia de um documento com foto (RG e CPF ou CNH);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Documentação de Imposto de Renda (IR) referente ao último ano;
  • Comprovante de renda dos últimos três meses;
  • Comprovante do endereço que reside atualmente.

Caso o apartamento seja usado, preste atenção aos documentos de comprovante de quitação do IPTU, taxa de condomínio e registro de imóvel.

Se você sentir dificuldade em relação a documentação, entre em contato com a sua imobiliária ou até mesmo um advogado para auxiliar durante esse processo. 

Em suma, como você pode ter percebido, o ato de comprar um apartamento envolve diversas etapas. É necessário tempo e paciência, porém no final das contas valerá toda essa dedicação, pois você dará um passo muito importante e realizador em sua vida. Procure pesquisar e avaliar as opções que surgir. Não hesite em questionar e visitar o lugar pessoalmente.

Se você gostou deste post, confira os outros artigos que temos aqui no blog da Lazarotto Imóveis. Com certeza irão te ajudar ainda mais!