Morar na praia é um sonho para muitas pessoas e, inclusive, muitas delas trabalham a vida toda para conseguir viver no litoral. E não é para pouco. Ter contato com a brisa do mar é uma das melhores experiências que podemos ter . A melhora na qualidade de vida é surpreendente, especialmente quando falamos sobre saúde mental e física.

Por outro lado, viver no litoral traz muitos outros benefícios além disso. Há estudos que compravam o bem-estar elevado que quem mora na praia vivencia. Para ajudar a entender o porquê acontecer, separamos as 10 principais vantagens de viver na praia. Nosso objetivo, com essa publicação, é convencer a finalmente se mudar para o litoral. Olha só:

10 benefícios de viver na praia

Se você é daquelas pessoas que amam visitar a praia, já provavelmente se imaginou morando em uma. O que muitas pessoas imaginam é que trata-se de um sonho distante , quase impossível que alcançar. Não é verdade. Viver no litoral não é tão difícil quanto era há alguns anos.

Muitas cidades praianas estão em constante crescimento e desenvolvimento de infraestruturas. Lugares como Itapema e Balneário Camboriú são muito bem desenvolvidos e capazes de suprir todas suas necessidades. Ao passo que possuem tudo aquilo que você precisa para viver, elas também dispõem dos benefícios do bem-estar e qualidade de vida.

Agora, chega de enrolação, vamos para os 10 benefícios de morar na praia!

1. Melhora na saúde mental

Essa é a primeira vantagem de viver na praia e que faz os olhos brilharem. Morar em um cidade capaz de trazer tranquilidade, calmaria e equilíbrio para nossa vida corrida é realmente muito prazeroso. Depois de um semana de trabalhos intensos, poder descansar na praia no final de semana, nos faz revigorar e recuperar as energias.

Seja para mergulhar no mar, tomar sol, ler um livro na areia, fazer algum exercício físico ou meditar. As possibilidades são muitas e, morando na praia, você pode aproveitar todas elas. Seja criativo e faça aquilo que te faz bem!

2. Melhora na saúde física

A saúde física também é um dos grandes e importantes benefícios de viver na praia. Não é atoa que as pessoas falam que a saúde mental e física andam juntas e uma carrega a outra.

É possível afirmar que visitar a praia constantemente é uma desintoxicação ao nosso organismo, e isso tem uma explicação científica. A água do mar é composta por substâncias capazes por fazer esse “detox” no nosso corpo, tais como iodo e potássio. Você provavelmente já ouvir falar no banho de sal grosso, não é? Isso não é apenas fruto de crenças sem bases teóricas.

3. Diversas atividades de lazer

A diversidade de atividades de lazer na praia também deve ser levada em consideração. Especialmente em momentos de alta temporada, aumenta-se, e muito, a promoção de atividades dinâmicas. Para as famílias com crianças pequenas ou em desenvolvimento, esse benefício é ainda mais destacável.

4. Exercícios ao ar livre 

Não é todo mundo que gosta de praticar exercícios dentro de uma academia ou de correr e caminhar em uma esteira, sem sair do lugar. Podemos concordar que os exercícios ao ar livre são os melhores e mais revigorantes, afinal, poder sentir o ar puro em um momento de adrenalina é algo incrível.

Praticar exercícios na areia também tem lá suas vantagens. O melhor disso tudo é que, morando na praia, você pode escolher o horário que quiser para fazer isso, seja após o expediente ou antes do dia começar.

5. Maior segurança

Morar na praia também é sinônimo de segurança. Isso porque as cidades litorâneas, geralmente, recebem muitos turistas e, dessa forma, as prefeituras investem em sistemas de seguranças capazes de promover proteção aos habitantes locais.

6. Valorização do imóvel

mercado imobiliário, há anos, desenvolve projetos em cidades praianas devido a valorização constante dos imóveis. Dessa forma, morar na praia, além de aumentar sua qualidade de vida, é garantia de que imóvel vai sempre ser valorizado.

7. Paisagens deslumbrantes

Nada como desfrutar de paisagens maravilhosas o dia todo, né?! Ocontato visual com a beleza natural merece ser valorizado. Tire um momento do seu dia para apreciar a beleza daquilo que é orgânico e puro. Pode ter certeza que isso fará do seu dia muito melhor!

8. Contato com a natureza

Poderíamos fazer uma lista à parte com os benefícios que existem no contato com a natureza. Novamente, as vantagens vão desde a saúde mental, até a física. Podemos mencionar explicações científicas que demonstram o poder da natureza em nós. Melhora na memória e concentração, redução de estresse e dos níveis de hipertensão são alguns dos vários benefícios que o contato direto com a natureza traz para nosso organismo.

9. Vitamina D

Não podemos deixar de mencionar que morar na praia é garantia de Vitamina D, considerando que você irá, pelo menos, duas ou três vezes ao mês na praia. Deficiência de Vitamina D? Aqui não! Os habitantes de cidades litorâneas possuem o mesmo nível de vitamina de quem toma suplemento.

10. Poder aproveitar o ar puro

Por fim e, definitivamente, não menos importante, o ar puro faz parte das 10 vantagens de morar na praia. Sabe aquela sensação de frescor de um dia inteiro na praia?! Pois imagine essa sensação todos os dias!

Viver no litoral é realmente revigorante e as vantagens são muitas, variando desde a saúde mental até a física. Seja para as famílias ou pessoas que ainda estão no auge da juventude, morar na praia é positivo para todo mundo.
Bom, agora que você conhece as principais vantagens, veja as melhores cidades praianas – ou quase praianas – para se morar e aproveite! Essa é a hora de tirar seus sonhos do papel!