Você está interessado em começar a investir no mercado e precisa de um guia nessa jornada? Se sim, saiba que neste artigo você vai conseguir entender quais os principais tipos de investimentos que existem e nós vamos te ajudar a entender qual é a melhor opção para o seu caso. 

Vale lembrar que as formas de investimento variam de acordo com o que você deseja. Há opções para criar uma reserva de emergência, aumentar a renda mensal, ampliar o patrimônio, poupar para aplicar o valor em um objetivo a médio prazo e até mesmo para planejar a aposentadoria. 

Por conta dessa variação de opções, muitas pessoas ficam inseguras de como começar e onde aplicar. Mas hoje essas dúvidas acabarão por aqui. Continue lendo este artigo até o final para você entender mais sobre o assunto

QUAIS SÃO OS TIPOS DE INVESTIMENTOS?

A renda variável é um dos tipos de investimentos para você investir

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) e também do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) afirmam que a poupança ainda é a forma de investimento mais escolhida pelos brasileiros. Porém, em 2019, o Brasil bateu a marca de 1 milhão de investidores no Tesouro Direto — os títulos públicos — e cerca de 1 milhão de pessoas cadastradas na Bolsa de Valores para realizar a compra e venda de ações.

Uma pesquisa realizada pela B3 diz que a maioria dos brasileiros aplicam seus dinheiros na poupança, principalmente pelo pouco conhecimento sobre outras opções financeiras. Então, para ajudar a você, querido leitor, a entender tudo isso, veja a lista abaixo:

INVESTIMENTOS EM RENDA FIXA

Afinal, o que é renda fixa? Basicamente, esse é um dos tipos de investimentos que já estabelece qual vai ser a sua rentabilidade ao longo dos meses. Para quem busca uma rentabilidade acima da poupança e com a mesma segurança, a renda fixa é uma boa opção. É oferecido a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até 250 mil reais em depósitos e créditos.

As principais alternativas de investimento são

  • Tesouro Direto: são os famosos títulos públicos, nos quais são emitidos pelo Governo Federal através do Tesouro Nacional. É uma modalidade de aplicação muito segura e com liquidez diário. Você pode começar investindo a partir de R$30,00;
  • CDB: é o Certificado de Depósito Bancário, no qual o banco emite um título de renda fixa. Nesse caso, é como se a pessoa estivesse emprestando dinheiro a instituição financeira. Ao final do prazo do título, o banco paga juros ao investidor;
  • LCI e LCA: é a Letra de Crédito Imobiliário e a Letra de Crédito Agronegócio, respectivamente. São títulos de créditos emitidos por instituições bancárias, nos quais visam investir em financiamentos imobiliários e também em atividades no agronegócio. Tanto o LCI e o LCA são livres da isenção de Imposto de Renda e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
  • LC: são as Letras de Câmbio. O seu funcionamento é semelhante aos investimentos em LCI e LCA, o que apenas muda é o direcionamento, no qual é feito a aplicação em financiamentos;
  • Debêntures: são títulos emitidos por empresas. O comprador do título faz o empréstimo à instituição e em troca disso recebe juros. Os investimentos são aplicados em grandes projetos, que trarão resultados a médio e longo prazo. Há riscos mais elevados e baixa liquidez;
  • Fundos de Investimento: são formas coletivas de aplicações, em que há a reunião de vários investidores e cotistas que compartilham recursos para aumentar os lucros. É um tipo de investimento de baixo risco.

INVESTIMENTOS EM RENDA VARIÁVEL

Por meio da renda variável, você adquire títulos de propriedade privada, nos quais os rendimentos são totalmente imprevisíveis, principalmente porque dependem de diversos fatores do mercado. Se você deseja garantir bons lucros, mas tem consciência da instabilidade, será uma boa alternativa.

As principais modalidades são:

  • Ações: são “pedaços” de um empresa disponibilizados por uma organização, em que pessoas podem adquirir parte desse capital e tornarem-se acionistas. É possível realizar essa aplicação através de uma corretora. Sendo que dentro do mercado de ações você pode operar como Day Trade, Swing Trade e Fundamentalismo. Para isso, recomendamos que procure estudar e se adequar a qual faz mais sentido para o seu atual momento de vida;
  • Fundos Imobiliários: também conhecidos como FIIS, os fundos imobiliários funcionam com a disponibilização de cotas dos imóveis na Bolsa de Valores. Os valores das cotas variam de acordo com a demanda do mercado. Além disso, esse tipo de investimento tem a vantagem da isenção do IR (Imposto de Renda). Assim como as ações, os FIIS não são indicados para uma pessoa com um perfil mais conservador;
  • Câmbio/Moeda: é o investimento que aposta na variação de um ou mais tipo de moedas. Por ser um modo de investir de extrema volatilidade, o investidor necessita ter consciência disso para aplicar seu dinheiro nessa modalidade. 

INVESTIMENTO NO MERCADO IMOBILIÁRIO

O mercado imobiliário é um dos tipos de investimentos mais seguros e rentáveis do mercado

Na renda variável existe o investimento em Fundos Imobiliários, no qual você investe através de cotas em alguns tipos de imóveis. Porém, você também pode realizar aplicações em imóveis de um outro modo: adquirindo 100% uma propriedade.

As vantagens do investimento no mercado imobiliário são inúmeras e a principal delas é a segurança. Como você mesmo viu nesse artigo, o investimento em renda variável é para um perfil de investidor mais experiente e disposto a correr riscos. Para quem busca um tipo de aplicação mais segura, além da renda fixa, o mercado imobiliário é uma excelente opção.

Além da elevada valorização, você também consegue garantir uma ótima rentabilidade e proteção contra a inflação. Dessa forma, é possível utilizar esse espaço para garantir uma renda passiva e viver de renda pelo resto da sua vida, por exemplo. Você pode adquirir um empreendimento já pronto, em construção ou na planta.

COMO COMEÇAR A INVESTIR?

Para realizar investimentos em renda fixa ou renda variável, é necessário entrar em contato com o seu banco ou com corretoras de investimentos. Mas se você busca pelo investimento que visa segurança e valorização a médio e longo prazo, nós podemos te ajudar!

A Lazarotto Imóveis tem uma cartela de empreendimentos no litoral catarinense que oferece um pico de valorização excelente, qualidade de vida e ótimo negócio para sua vida, família e seu bolso. Se você deseja conhecer de perto e com mais detalhes dos imóveis que temos a oferecer, entre em contato agora mesmo com um dos nossos corretores. Estamos prontos a te ajudar a investir em um dos melhores tipos de investimentos do mercado!